Engenho Central de Pindaré e Polo UAB de Santa Inês realizarão Rodas de Conversas Afro-Brasileiras e o II Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais

Durante todo o mês o de novembro, o Engenho Central de Pindaré e o Polo UAB de Santa Inês estarão realizando eventos de temáticas afro-brasileiras, tendo em vista novembro ser considerado o mês da Consciência Negra e consequentemente as entidades estarem preocupadas em promover o debate e a formação sobre estudos afro-brasileiros.

A parceria entre o Engenho Central e o Polo UAB de Santa Inês para a realização das Rodas de Conversas Afro-Brasileiras e do II Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais contribuirá para a valorização da cultura afro-brasileira, além de propiciar a formação continuada de professores; atividades complementares para estudantes universitários, bem como o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial.

Para o professor Valmir Trindade, que é gestor do Engenho Central de Pindaré, a realização desses eventos fortalecerá o povo negro e trará aproximações e troca de experiências. “Para nós do Engenho Central, a realização dos eventos de temáticas afro-brasileiras só vêm fortalecer a discussão do papel do negro na formação do nosso país, por isso, queremos aproximar a academia, os pesquisadores e estudiosos com a cultura popular através de trocas de experiências e vivências dos nossos mestres. Uma política fortalecida e incentivada pelo governo do estado através do secretário estadual de Cultura Anderson Lindoso. Acrescentando, a nossa parceria com o Polo UAB de Santa Inês que é de suma importância para o nosso centro cultural”, diz Trindade.

Para o professor David Morais, coordenador do Polo UAB de Santa Inês, “o Polo UAB de Santa Inês sempre abraçou os estudos afro-brasileiros. Já fomos parceiros do Fórum sobre a Negritude. Já realizamos o I Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais. E, agora, estaremos nessa parceria com o Engenho Central realizando, simultaneamente, as Rodas de Conversas e o II Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais no intuito de promover o debate étnico-racial e proporcionar a formação acadêmica e continuada. Mais uma conquista do Polo UAB de Santa Inês nos seus 10 anos de desafios e conquistas”.

As inscrições são gratuitas e limitadas. Ademais, os interessados em participar do evento e obterem certificação de 40 h deverão fazer as suas inscrições, pagando uma taxa de R$ 10,00, na Biblioteca do Engenho Central de Pindaré, de terça a sexta-feira, no horário de 9 às 11 horas e 16 às 21 horas. Lembrando que para obter certificação é necessário ter frequência mínima de 75%.

Abaixo a programação dos eventos que acontecerão simultaneamente, ou seja, dois eventos ao mesmo tempo, configurando-se num grande evento de temática afro-brasileira:

07/11 (quinta-feira) – Roda de Conversa com Adriano Catanhede. A voz do Negro na obra Úrsula de Maria Firmina dos Reis. Local: Engenho Central de Pindaré: 18 h às 21 h.

08/11(sexta-feira) – Roda de Conversa com o professor Gerson Lindoso- IFMA São Luís MA. Religiões Afro e Meios de Comunicação – As Visualidades atuais. Local: Engenho de Pindaré:18 h às 21 h.

12/11 (terça-feira) – Roda de Conversa: A Situação da Mulher Negra Brasileira: Desafios e Conquistas. Debatedoras: professora Lucimar Miranda Teixeira; professora Antonia Matias Lira de Meireles; estudante Andressa Ellen Alves Heverton e demais convidados(as). Local: Engenho Central de Pindaré: 18 h às 21 h.

15/11 (sexta-feira) – Exibição do documentário sobre Carlos Marighella. Roda de Conversa sobre os 50 anos da morte de Marighella e a atual conjuntura. Debatedores: militantes da UNEGRO e convidados(as). Local: Engenho Central de Pindaré:16 h às 20h.

26/11 (sexta-feira) – Mostra de atividades desempenhadas pelo NEABI IFMA Campus Santa Inês. Exposição de banners e materiais. Local: Engenho Central: 16 h às 18 h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: