Orias Mendes reassume Prefeitura de Bela Vista do Maranhão

Orias Mendes e Vanusa Moraes retomaram o comando da Prefeitura de Bela Vista do Maranhão

 

Reviravolta no caso do afastamento do prefeito de Bela Vista do Maranhão. Orias Mendes de Oliveira e a vice-prefeita Vanusa Santos Moraes foram afastados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão por abuso de poder e conduta vedada nas eleições de 2016.

Na última terça-feira (27/11), o presidente da Câmara de Bela Vista do Maranhão, vereador Valdinar da Silva Lima, foi empossado como novo prefeito do município. Porém, sua permanência no cargo foi abreviada devido a mais um recurso interposto pelo prefeito Orias Mendes, garantindo seu retorno ao Executivo bela-vistense.

Presidente da Câmara não passou de 24 horas como prefeito da cidade

A denúncia

O processo que pede o afastamento de Orias Mendes é fruto de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) proposta por Augusto Filho (PSDB), também candidato a prefeito do município no pleito passado; e de parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) do Maranhão.

Segundo o MPE/MA, Orias e Vanusa utilizaram-se da máquina pública para obter vantagem ilícita para sua candidatura, contratando 35 pessoas para exercerem cargos públicos, sem seletivo ou concurso público, entre julho e agosto do ano da eleição. Essa conduta causou severo desequilíbrio na disputa entre os candidatos no pleito, que foi vencido pelos representados com margem de 0,68%, 45 votos de diferença.

Outras denúncias

Em 2017, o Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra Orias de Oliveira Mendes, por fraude em licitação e desvio de recursos públicos.

O gestor foi acusado de desviar recursos públicos em benefício próprio mediante o direcionamento de licitação para a reforma de 16 escolas do Município com verbas repassadas pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

%d blogueiros gostam disto: