Pindaré homenageia mestre João Cruz, ícone da cultura local

Um dia de homenagens ao ilustre mestre de Bumba Meu Boi de Pindaré João Cruz, assim podemos definir a primeira edição do tributo ao mestre João Cruz que aconteceu na tarde/noite da última sexta-feira, 7 de junho, no auditório do engenho central de Pindaré-Mirim. Evento idealizado pelo coletivo de ativistas culturais e de associações de Bumba meu Boi de Pindaré Mirim e coordenado pelo professor Valmir Trindade.

Passaram pelo palco cantadores e cantadores de Toadas de Bumba meu Boi sotaque de Pindaré, o sambista Xará da Barreirinha, o poeta Paulo Rodrigues, os cantores Elys e Jesseny, Jojoh Fersan e muitos outros artistas que renderam homenagem ao mestre João Cruz e cantaram suas toadas.

João Serejo da Cruz – neste João Cruz nasceu em 05 de Abril de 1946,no município de Monção-MA. Teve sua ligação com o bumba meu boi desde sua infância,veio para Pindaré na década de 60,onde atuou em escolas de samba, e principalmente em várias turmas de bumba meu boi, gravou um CD nos anos 90 o que lhe rendeu fama e notoriedade no cenário cultural Maranhense.
Mestre João Cruz faleceu em junho de 2016 e foi homenageado por toda classe cultural do Maranhão.
Pra encerrar o evento a comunidade assistiu a apresentação do boi milagroso do Pindaré (última turma a qual o mestre João Cruz integrou) na praça São Pedro. Para a organização o resultado foi muito positivo, o evento contou com a participação de alunos e professores da Escola Vasconcelos e do colégio Atuação de Santa Inês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: