Prefeita Linielda e Governo do Estado inauguram Estrada do Peixe, Geleira e quadra poliesportiva em Matinha

O município de Matinha, baixada maranhense, recebeu, na última sexta-feira (08/11), a visita do governador do Maranhão, Flávio Dino, que foi recebido pela prefeita Linielda Nunes Cunha (Linielda de Eldo) para a inauguração de obras de importante relevância para o desenvolvimento daquele município. Trata-se da estrada do peixe, uma fábrica de gelo, obras que beneficiam o povoado Itans, o maior polo de piscicultura da baixada.

O evento de inauguração aconteceu pela manhã, onde além da prefeita Linielda e do governador Flávio Dino, estiveram presentes deputados federais e estaduais, prefeitos de cidades vizinhas, vereadores e vários outros convidados. Estiveram presentes, ainda, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho de Sousa; o presidente do Fórum da Baixada Maranhense, João Martins; a gestora de projetos da Regional Sebrae em Santa Inês, Kelly Lopes, entre outras autoridades e convidados.

A estrada do peixe agora pode ser usada para escoar a produção, aumentando a renda e fortalecendo a economia local. Mais de 70 comunidades pesqueiras foram beneficiadas com os 16 quilômetros pavimentados.

A fábrica de gelo inaugurada tem capacidade para produzir cerca de 9,5 toneladas de gelo diariamente, a ser utilizado na conservação do pescado por processo de resfriamento. Vai funcionar 24 horas e garantir emprego e renda às famílias de aproximadamente 125 piscicultores que sobrevivem desta atividade.

Além da fábrica de gelo e da estrada do peixe, as autoridades inauguraram também a quadra poliesportiva “Vereador Mário Nascimento (Bina)”, outra importante obra para aquela comunidade.

O povoado Itans se tornou o mais importante da baixada, depois de um trabalho que envolveu diversas instituições e com o empenho da atual gestão municipal, entrou definitivamente para a rota de comercialização de peixe.

De acordo com a prefeita Linielda de Eldo, durante seu mandato, não tem medido esforços para dar o suporte necessário aos povoados e, no caso de Itans, ela conta com parceiros como o Sebrae, através da Unidade Regional de Santa Inês; o Senar, Agerp e outras instituições, levando qualificação aos piscicultores daquele povoado, com o apoio da Sala do Empreendedor de Matinha.

Por: www.portalmaranhense.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: