Projeto do vereador Orlando Mendes possibilita revitalização da Avenida Luiz Muniz, em Santa Inês

A Avenida Luiz Muniz, Centro, é o primeiro logradouro público de Santa Inês contemplado pelo projeto “Adote Uma Praça”, de autoria do vereador Orlando Araújo Mendes, sancionado e convertido na Lei Municipal Nº 565/2017.
De acordo com o vereador Orlando Mendes, a revitalização e urbanização da Avenida (primeiro trecho) foi abraçada pela empresa AgroNor – Agropecuária Nordeste e pela diretoria do Laboratório Muniz e Hotel Muniz.

A avenida está em obras, com previsão do trabalho de revitalização para entrega no dia 21 deste mês de junho, quando haverá uma programação especial, com solenidade de inauguração e Sessão Solene na Câmara em homenagem ao Centenário do pioneiro Luiz Muniz, figura que tem seu nome bastante respeitado no Vale do Pindaré.
O projeto “Adote Uma Praça”, de autoria do vereador Orlando Araújo Mendes (PDT), é uma iniciativa que visa incentivar empresas, instituições e pessoas que queiram contribuir com a qualidade de vida do município, revitalizando e mantendo a urbanização de praças e espaços públicos de Santa Inês.

LUIZ MUNIZ

A Avenida Luiz Muniz leva o nome de um dos pioneiros do município de Santa Inês. Ele era irmão do ex-vereador de Santa Inês, Deco Muniz; tio do ex-vereador Aldoniro Muniz e do vereador Orlando Mendes, o legislador com mais mandatos na Câmara de Santa Inês (sete mandatos) na atualidade.
Homem popular, Luiz Muniz exerceu vários cargos públicos à época. Em 1947, tornou vereador e presidente da Câmara de Pindaré-Mirim, ocasião em que assumiu interinamente a Prefeitura do Município.
No ano seguinte, tornou-se sub-delegado de polícia do povoado Colônia Pimentel (Pindaré). Foi, também, agente da Exatoria Estadual de Pindaré; juiz de casamento de Pindaré, que pertencia à Comarca de Viana, funções que assumiu durante o mandato do governador do Estado, à época, Sebastião Archer da Silva.
Ainda no povoado Colônia Pimentel, Luiz Muniz implantou o primeiro comércio da localidade, a chamada “birosca”. Em 1954, mudou-se para a sede da cidade de Pindaré, onde deu continuidade a seu legado, até participar do movimento de emancipação do município de Santa Inês.

Vereador Orlando (ao centro) e membros da Família Muniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

%d blogueiros gostam disto: